marcosmattos.net

|

◄◄[HOME]…….[BUSCAR NO BLOG]►►

Cartão de memória. Conheça os tipos de cartões de memória: Memory Stick, M2 (memória para celular), cartão de memória SD, cartão Micro SD, cartão xD e outros.

dezembro 19th, 2010 at 21:27

cartoes-memoria

O que é cartão de memória?

Cartões de memória são uma forma prática e eficiente de expandir a capacidade de armazenamento de videogames, câmeras digitais, telefones celulares, computadores, MP3 players e outros aparelhos. Os cartões de memória utilizam memória flash. Trata-se de um chip cujo conteúdo pode ser modificado várias vezes. Graças à memória flash, o cartão mantém seu conteúdo preservado mesmo sem estar conectado a uma fonte de energia elétrica e pode ser regravado várias vezes. Outra vantagem é que os cartões de memória são portáteis e resistentes, sendo também úteis para transportar dados de um dispositivo para outro.

Tipos de cartões de memória

Existem diversos tipos de cartões de memória, que variam quanto à capacidade de armazenamento, taxa de transferência, consumo de energia, finalidade e fabricante. Você deve escolher o seu cartão de memória tendo em mente em quais dispositivos irá utilizá-lo. Por exemplo, um cartão que consome menos energia aumenta a duração da bateria de câmeras, celulares e MP3 players. Um cartão com mais memória é boa pedida para quem tira fotos em alta resolução, pois tem maior capacidade de armazenamento. Confira os cartões de memória mais populares:

PC Cards - também conhecidos como PMCIA, são voltados para computadores portáteis.

CompactFlash (CF) – formato de cartão de memória baseado no PC Card e criado pela SanDisk. Tornou-se muito popular para uso em câmeras digitais. É robusto comparado a formatos mais recentes, mas ainda é utilizado por fotógrafos profissionais. São altamente rápidos na transferência de arquivos e oferecem opções com grande capacidade de armazenamento.

SmartMedia (SM) - concorrente do CompactFlash desenvolvido pela Toshiba. Esse cartão de memória costuma ser mais barato, porém com menor capacidade de armazenamento.

eXtreme Digital Picture (xD-Picture) - foi desenvolvido pela Olympus e Fuji e é utilizado nos dispositivos de ambas. Foi criado um adaptador xD para as interfaces que usam PC Card e Compact Flash. Existem as versões Type M e Type H, a primeira oferece maior armazenagem, e a segunda, maior taxa de transferência. As versões mais recentes Type M e Type H nem sempre são compatíveis com as câmeras e MP3 players antigos, por causa da maior capacidade de memória desses cartões.

Multimedia Card (MMC) - foi desenvolvido em uma parceria entre a SanDisk e a Siemens. Está em desuso, mas alguns dispositivos atuais que usam cartões de memória SD são capazes de ler o formato.

Secure Digital Card(SD) - é derivado do Multimedia Card e foi desenvolvido pela Sonic, Toshiba e Sandisk. É o cartão de memória mais utilizado. Possui recursos contra cópia de conteúdo protegido por direitos autorais e taxa de transferência maior que a do MMC. Foi adotado por grande parte das indústrias de tecnologia, justamente porque as câmeras digitais que fazem filmagem, precisam de velocidade para reproduzir a imagem em movimento. O nome “Secure” quer dizer seguro e refere-se à trava de segurança que, quando acionada, impede a gravação ou eliminação de dados. É usado em câmeras digitais, MP3 players, no videogame Wii, em netbooks e notebooks, esses últimos já estão incluindo leitor SD em sua fabricação. O preço do cartão SD é uma vantagem, costuma ser menor que o dos concorrentes.

Secure Digital High Capacity (SDHC) - extensão do formato SD criada para proporcionar o desempenho exigido pelas câmeras e filmadoras de alta-definição. Sua capacidade mínima é de 4 GB. É dividido em classes quanto à velocidade de transferência: 2 MB/S, 4 MB/s e 6 MB/s. Não são lidos por dispositivos antigos que lêem SD, apesar de serem quase idênticos visualmente. Porém, as câmeras mais recentes que dão suporte ao SDHC vêm incluindo suporte ao SD original. Confira o logotipo SDHC* no dispositivo em que pretende usá-lo para garantir que é compatível. Possui uma versão menor chamada micro SDHC.

Mini SD - equivale a um terço do tamanho do SD, foi criado para uso em celulares. Normalmente vem com adaptador para ser usado nos dispositivos que lêem SD. Não oferece trava de segurança nem proteção de direitos autorais. Possui também uma versão HC com capacidades maiores de armazenamento.

Micro SD - versão ainda menor que o Mini SD, mais usado em celulares. Não oferece proteção de direitos autorais nem trava de segurança. Possui uma versão HC. Também costuma vir com adaptador para dispositivos que lêem SD.

Memory Stick (MS) - foi criado pela Sony e é mais comum em câmeras e filmadoras. Pode ser usado apenas para leitura, sem que o usuário possa apagar seu conteúdo. Existem outras versões desse cartão de memória. O Memory Stick PRO oferece maior taxa de transferência e maior capacidade, existem opções acima de 1 GB. O Memory Stick Duo é menor que seus antecessores e foi criado para dispositivos que têm proteção dos direitos autorais, como os MP3 players. O sistema de proteção contra gravação ou eliminação de dados é chamado de Magic Gate e é feito com a criptografia do conteúdo armazenado. Os dispositivos que lêem Memory Stick precisam de adaptador para ler o modelo Duo. O Memory Stick PRO Duo reúne o tamanho compacto do Duo com as velocidades e capacidades maiores do PRO. Os modelos PRO e PRO Duo só são lidos por dispositivos especificamente compatíveis com eles.

Memory Stick Micro (M2) - o popular M2 é resultado de uma parceria entre a Sony e a Sandisk. Seu tamanho equivale a 25% do tamanho de um MS Duo e destina-se ao uso em celulares da Sony Ericsson. Alguns dispositivos compatíveis com o Memory Stick podem ler o M2 com um adaptador.

Leitores de cartão de memória

Para que o seu cartão de memória seja lido diretamente pelo computador, você pode utilizar um leitor de cartão de memória. Alguns leitores são compatíveis com mais de um tipo de cartão, o que é indicado caso você utilize dispositivos que usem cartões diferentes.

Fonte: www.terraofertas.com.br

Tags: ,

Leave a Reply

XHTML: You can use these tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>